Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini

Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 2 de 33Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 3 de 33Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 4 de 33Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 5 de 33Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Mais Imagens+ 28

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  236
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniela Mac Adden
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Averturas Nivel, Griscan Diseño Iluminación, Shap, Turf Type Espacios Verdes
  • Clientes: Martín Socstel
  • Engenheiro: Gustavo Gauna
  • Construtora: Constructora Correa
  • Chefe De Obra: Arq. Fernando Haller
  • Colaboradores: Arq. Andrés Conde Blanco, Ariel Correa
  • Tradução Para O Inglês: Arq. Sofía del Mestre
  • Cidade: Benavidez
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 4 de 33
© Daniela Mac Adden

Descrição enviada pela equipe de projeto. A estratégia de projeto consistiu principalmente em decompor o volume total da casa de modo que, de nenhuma de suas fachadas, a altura total da construção fosse percebida como um conjunto sólido que, sendo um edifício de dois andares em um lote curto, seria percebido como um volume grande e pesado. Conseguimos esta fragmentação distribuindo as massas, alternando espaços cheios (cobertos) e vazios (semi-cobertos) para que a casa não fosse percebida do exterior como um volume compacto, mas sim, para dar uma impressão de permeabilidade.

Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 8 de 33
© Daniela Mac Adden
Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 25 de 33
Planta - Térreo
Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 2 de 33
© Daniela Mac Adden

Como sabíamos que o piso térreo teria que acomodar apenas alguns metros de espaço coberto, decidimos gerar um térreo livre em termos visuais e um volume contundente (composto do pavimento superior) que se eleva acima do solo como um artefato limpo apoiado em quatro apoios de concreto. Sob a sombra deste prisma flutuante, todas as atividades sociais da casa são desenvolvidas. A estratégia visual consiste em esconder do exterior o volume construído no térreo, isto é, a área social, o acesso e a lavanderia. Para camuflar estes ambientes, foi decidido pintar todas as paredes divisórias do térreo em cinza escuro, exceto os quatro apoios de concreto sobre os quais repousa o volume do primeiro pavimento. Além disso, as áreas construídas a partir da frente ficam ocultas ao recuar o volume de acesso e lavanderia atrás de uma grande área semi-coberta para a entrada de veículos. Então, um pátio profundo separa ainda mais a área social da rua, tornando-se assim imperceptível.

Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 3 de 33
© Daniela Mac Adden

Como tínhamos pouco espaço verde em relação ao volume que precisávamos ocupar com a casa, e nossa intenção era gerar uma atmosfera interna na qual o contato com a natureza fosse constantemente percebido, dispusemos a área social em relação direta com o jardim e introduzimos um grande pátio central que estrutura a organização em planta da casa e nos permite alternar espaços cobertos e semi-cobertos. Desta forma, o exterior torna-se presente em cada espaço do projeto de forma controlada e gerando uma sensação de resguardo.

Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 5 de 33
© Daniela Mac Adden
Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 26 de 33
Planta - Pavimento Superior
Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 14 de 33
© Daniela Mac Adden

O pavimento superior é acessado ao atravessar um espaço de pé direito duplo que olha para o pátio interno por uma janela que vai de piso a teto. Os dois dormitórios secundários estão localizados na frente, e a circulação que dá acesso a eles incorpora uma mesa que também olha para o pátio e para o fundo do terreno. O dormitório principal fica à direita do pátio central e termina em um grande terraço que ocupa toda a largura do terreno e é protegido do sol por meio de uma pérgula que fecha visualmente o volume flutuante do primeiro pavimento como um prisma consolidado em relação à parte externa.

Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 23 de 33
© Daniela Mac Adden
Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 27 de 33
Corte AA
Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 22 de 33
© Daniela Mac Adden

O pátio dá luz e amplitude visual a todos os ambientes, e a vegetação que existe nesse espaço será responsável, por sua vez, por fornecer privacidade e regulação climática para a residência.

Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini - Imagem 9 de 33
© Daniela Mac Adden

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini" [Casa Castaños / Ekaterina Kunzel + María Belén García Bottazzini] 20 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947424/casa-castanos-ekaterina-kunzel-plus-maria-belen-garcia-bottazzini> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.